Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CSQ nas mãos!!!!! =)

Bom pessoal, eu sempre adorei ler estes relatos e sempre ficava na expectativa do pessoal contar como foi, então vamos lá, chegou minha vez.

Não adianta todo mundo falar, “ah fica calmo, é tranqüilo”, não tem como, e não é so pela dificuldade da entrevista em si, mas sim por tudo o que ela significa, tem todo um projeto, 1 ano estudando, se preparando, com a vida de uma certa forma “parada” e um monte de planos engavetados, tudo dependendo desta “benedita” entrevista.

Minha entrevista foi hoje as 10:00hs, e no final de semana eu fui fazer um reconhecimento de terreno, fui ate o Bureau para saber onde era direitinho, ver o caminho para não ter surpresas, resultado? 28 minutos e facinho de chegar...

Eu moro numa paralela da Marginal Tiete, próximo da Editora Abril, então era uma reta só, o primeiro semáforo que peguei já era la na Berrini. Mas como bom paulistano, já sabe neh, quando a marginal para, não tem jeito, ainda mais em horário de pico.

Sai de casa as 07:30, e as 08:30 já estava la, como tinha bastante tempo, fiz como a maioria e fui na “padoca” ali do lado, comprei uma tranqueira qualquer, e fiquei lendo jornal para esperar a hora da entrevista, as 09:20hs me dirigi a recepção e já pude subir.

Fala serio hein, aquela sala de espera é uma tortura, o famoso vídeo é show (mas não é cirque de soleil, é uma celebração de 25 anos do festival de jazz de Montreal), era 09:50 e a pessoa que estava fazendo a entrevista não saia nunca! Ai foi um nervosismo total, 2 noites em que dormi pouquíssimas horas tamanha era a ansiedade, mais aquele vídeo que tava dando um sono absurdo, mais a menina que não saia.. rssssssss Enfim, 09:55 a menina saiu (passou direto e nem me olhou, não se passou ou não), 10:00 em ponto Mme Sylvaine me chama e começa a danada da entrevista...

Vou ser bem sincero, os primeiros segundos me bateu um branco TOTAL, ela pediu para eu entrar, para me sentar, se apresentou, e começou a explicar como seria a entrevista e que depois daria o resultado se fui aprovado ou não, neste meio tempo todo, eu so sabia dizer OUI, OUI, OUI! Rsssssssssss Eis que veio a 1ª pergunta:

-Pq Quebec e não Toronto (eu morei 1 ano em Toronto)?

Ai meu amigo, virei a chavinha, fiz o download do idioma quebecois, instalei no HD, e mandei ver no Frances.

Tirando a esta primeira pergunta, todo o resto foi literalmente um bate papo, falamos sobre tudo, desde os primórdios da Nouvelle France ate iPhone x Blackberry, a mme Sylvanie foi o tempo todo MUITO simpática, a conversa fluiu bem e deu para entender tudo sem problema algum... logo no inicio ela solicitou o passaporte e na sequencia ela foi puxando conversa e fomos emendando um assunto no outro, não houveram aquelas tradicionais perguntas que todo mundo fica decorando... foi um bate papo mesmo.

Não vimos anúncios de imóveis, detalhes das vagas de trabalho, nada disso...  o que eu senti é que ela quer mesmo é ver se você fala Frances e ponto. Ela elogiou meu Frances (thanks Ecole!) e disse que eu não teria problema para trabalhar la. Depois que ela me entregou o CSQ, agradeci a ela, disse que foi um prazer e que estava muito contente,e ela me respondeu “ah mas você esta bem preparado, achou que não passaria?”.

Enfim, eu estou super contente, a entrevista não poderia ter sido melhor. E sei que depois é fácil falar, mas é verdade, tentem controlar o nervosismo e a ansiedade, este é o ponto chave.

Vou deixar aqui algumas dicas, talvez sejam uteis:

- Quem for de TI, levem TODAS as suas certificações, o marido dela é da área e ela conhece um pouco, eu levei tudo, certificação ITIL, certificações da MS, cursos da Cisco, cursos de cabeamento, enfim... levem, pode não contar ponto para o processo, mas ela sabe que certificação ajuda muito a se colocar no mercado de trabalho.

- FALEM e FALEM, é uma entrevista, vendam o seu peixe! Mostrem que sabem Frances, que conhecem o Quebec, que estão firmes e preparados para o desafio, que sabem o que nos espera la e que realmente querem aquilo.

Após a entrevista, eu cruzei a rua, e fui ate o Consulado Canadense (la na torre norte), fui solicitar o atestado de antecedentes criminais de quem já morou no Canada. Não peguei fila nenhuma e fui direto e super bem atendido pela Maura ou Maria Joao (no guichê 3, me esqueci o nome), e este atestado NÃO é mais necessário, achei estranho e ainda insisti “aquele formulário XXXX que é necessário tirar as impressões na policia federal, enviar pro Canada.. etc etc etc”, ela respondeu NÃO, você precisa de todos os lugares que morou, no Brasil, no exterior, mas do Canada, NÃO, ela falou que isto já esta valendo a alguns meses, que eles fazem aquela checkagem por la mesmo.

Após isto fui ate a policia federal, pois dos 3 atestados que precisamos, so consegui tirar 2 pela net, o da PF não consegui, e la pessoalmente depois do pedido, so pode buscar depois de 15 dias! Fala serio! Bom agora é aguardar para dar entrada no Federal.

Para quem gosta de Perfil e Timelines, segue:

- Solteiro, 30 anos, TI, mais de 10 anos de experiência.

- DEP (colegial tec em informática) e um DEC (tecnólogo em gestão)

- Frances Intermediario (mas a entrevistador qualificou como avançado)

· 22/09/09: Entrevista e CSQ

· 17/07/09 : E-mail com a convocação para a entrevista

· 03/06/09 : Envio da 2a carta informando que documentação analisada e ok e que em breve seria convocado para entrevista

· 20/05/09 : Debitado no cartão o valor da taxa.

· 13/05/09 : Abertura do Dossiê e envio da 1a carta

· 11/05/09 : Envio da Documentação Via Sedex 10

Bom pessoal, sorry o longo relato....

PS: Queria MUITO agradecer a todo mundo da Ecole Quebec, não so pelo ensino do Frances e todo aquele blabla, mas principalmente pelas N pessoas especiais que conheci. Em Marco do ano passado foi meu primeiro contato com a Ecole, e neste 1 ano e meio, posso AFIRMAR que conheci pessoas fantásticas, e algumas delas hoje posso certamente chamar de Amigos, e isto não tem preço.

Abracos!

9 comentários:

P disse...

parabéns!!!!
:)
nada como ter o bendito nas mãos!
boa sorte no federal.

[]s
p

Felipe Warren disse...

FAAALAAAA Leandro,

Parabnes pela conquista, e pela coragem. Quem esta com o CSQ em mãos sabe o que é isso. Agora chega a outra fase do processo que tem suas lamurias e adversidades, mas que nos deixa mais calmos para tocar a vida que parece estar em slow motion.
Estamos felizes por sua conquista e agora é esperar para chegar na Ville du Québec e começar a construir rsrsr.
Grande Abraço.
Felipe e Nayara.

thais disse...

Oi Leandro,

Parabéns !!!!!

Thaís

Rafael disse...

Parabéns TEKS!!

Nossa entrevista também foi um papo assim! Estamos agora só esperando o certificado do IFP aqui do rio para mandar o processo Federal.

Torcendo para que este saia rápido!!
=D

Boa sorte no processo! só de curiosidade, onde tem achado bons empregos? eu tenho usado o Monster.ca!

Rafael

Ursos no Canadá disse...

Olá, td bem?

Olhei seu timelines no site: http://www.blur.com.br/blog/timelines/timelines.asp e vi que o seu timeline está no processo federal e não por Quebec (que é o qual vc realmente está).
É preciso transferir seu timelines p/: http://www.blur.com.br/blog/timelines/timelines_quebec.asp

Parabéns pela aprovação na entrevista e vamos estudando francês!!!

God bless you!!!!!!!

Rossana disse...

Gatoooooooooooooooooo!! Parabénnnnssss!!!

Anônimo disse...

Parabéns, tava doidinha para encontrar o blog de alguem que fez a entrevista recentemente. Eu moro em Brasilia e sexta feira dia 25 estarei em SP para a minha entrevista. Achei interessante quando vc falou que quando estamos nesse processo a nossa vida fica meio que parada, pois tudo que fazemos é em prol desse nosso sonho de morar em Quebec!!(starway27@hotmail.com)

smaboy disse...

Parabéns pela aprovação na sua entrevista... vc já sabe pra qual cidade vc vem? qd vc chega?

Sra. Incrível disse...

Tenho acompanhado seu blog desde o começo e sabia que você conseguiria! Parabéns e que venha o federal!

I.

entaovamos.blogspot.com