Páginas

domingo, 11 de abril de 2010

Que passa em Quebec?

É parece que tudo que eu tinha deixado de lado (sobre Canada), no final do ano passado e inicio deste ano, agora estou correndo atrás. Estou acompanhando tudo quanto é lista de e-mails, blogs, comunidades. E isto consome um tempo absurdo! Rssss

Mas uma noticia que esta me deixando um pouco preocupado são estas mudanças no Québec. A província não vem apresentando numero favoráveis, e agora nas ultimas semanas, foi apresentado o Budget para 2010. Pois bem, eles anunciaram que irão aumentar os impostos e também cobrar uma taxa  anual para utilização do sistema de saúde (assim como já é feito em outras províncias). Ate aí, tudo bem, afinal todos precisam equilibrar suas finanças. E sinceramente, se cobrar mais impostos e melhorar os serviços, esta ótimo. Esta taxa do sistema de saúde, gerou um certo barulho, mas se for para melhorar o sistema que hoje é duramente criticado, eu aprovo.

Mas o que começou a me deixar preocupado foi o “burburinho” sobre outros cortes. Primeiro foi uma pessoa num blog comentando, depois uma comunidade no Orkut, ai entro na BrasilQuebec e mais outro comentando, epa! Pera ae, tem muita fumaça, então deve ter fogo. Vamos ao que interessa, entre os “cortes”, Quebec quer equiparar os benefícios que oferece a população as demais províncias, ou seja economia no caixa. E entre os benefícios que Quebec oferece, que são muitos fortes, temos a famosa Francisacao e o subsidio ao estudo universitário.

A Francisacao não será extinta por completo, mas para os anos de 2010 e 2011, não serão mais oferecidos os cursos de francês escrito e francês oral avançado. Restando assim somente as turmas básicas! E pelo que dizem este básico é básico mesmo, e praticamente não se aplica a nos brasileiros, pois para obtermos o CSQ temos que já ter um mínimo de francês. Outra mudança é em relação as taxas universitárias, através de benefícios como o Pret et Bourse, Quebec sempre foi super generoso para aqueles que gostariam de iniciar uma vida universitária. E isto afeta diretamente os imigrantes brasileiros, pois MUITOS ao mudarem para o Canada, desejam começar uma nova vida, e entre estas mudanças estão fazer uma nova faculdade muitas vezes numa nova área totalmente diferente da sua área de atuação no Brasil, sem contar que mesmo aqueles que não desejam mudar totalmente, fazer uma nova faculdade no Canada, ajuda em muito a obter experiência canadense e se recolocar novamente no mercado. Dizem que se tudo o que esta sendo proposto realmente acontecer, estudar no Quebec será tão “caro” quanto estudar em qualquer outra província Canadense.

Agora uma duvida que fica em minha cabeça, o Quebec sempre fez uma propaganda diferenciada e muito mais intensa para atrais imigrantes do que qualquer outra província, e sempre fez questão de ressaltar todos estes benefícios que eram exclusivos do Quebec. Agora com todas estas mudanças, o Quebec não terá mais todos os seus “diferenciais” no quesito benefícios, isto não pode ser um risco muito grande? De perder muito imigrantes para outras províncias?

Entendo perfeitamente a necessidade de mudanças para equilibrar o orçamento da província, e ate admiro a coragem para anunciar tais mudanças, pois  assuntos como Saúde, Educação, são vespeiros que normalmente os políticos não querem tocar, mas também é um risco, vamos ver o que ira acontecer. Vi diversos relatos de pessoas que já estão no Quebec, fazendo Faculdade ou Francisacao, que muitas pessoas estão se movimentando para protestar contra estas mudanças. Vamos ficar atentos, eu acho que muita água ainda ira rolar por debaixo desta ponte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Leandro,

Fui lendo seu post e pensei a mesma coisa...na quantidade de gente que vai embora do Quebec por não ter mais esses "atrativos" em contrapartida à língua e à relativa falta de organização comparada ao lado inglês...

"Estamos de olho!"

Bjs,
Marcinha.

P disse...

eu também quero ver como québec vai se sair dessa. depois de fazer essa propaganda toda de "québec dos sonhos" agora vai cortar as perninhas dos sonhos... pow, quem tem profissão regulamentada quase não tem alternativa a não ser estudar de novo. como vai ser pra eles? o québec já é hoje a (ou uma das) províncias com maior percentual de impostos! vai ser a mais cara daqui a pouco, mas com os mesmos e poucos benefícios das demais... então, se for assim, logo depois pulo pra toronto!

Ricardo disse...

Estamos (Québec) economicamente falidos, e faz tempo isso. A dívida é gigantesca. Se vão cortar os benefícios eu não sei ainda, mas alguma coisa precisa ser feita.

Já cortaram a francisação (curso de redação), vão cobrar pelo sistema de saúde, aumentar o preço da gasolina, subir as taxas e outras coisas mais.

Tempos difíceis virão e esse governo não parece capaz de solucionar isso, pelo contrário, acho que eles vão afundar mais ainda.

Vamos ver o que dá...