Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Université..CEGEP…College..

 

Para quem deseja voltar a estudar, este link, http://www.fedecegeps.qc.ca/index.php?section=14 , é o responsável por horas e horas e horas e mais horas, que passei diante do micro nas ultimas semanas. Este é o link para todos os CEGEPS do Quebec.

O legal é que os CEGEPS em sua maioria tem uns websites bem legais. Tem fotos, vídeos, depoimentos, e claro todos os cursos disponíveis. E gastando tantas horas assim para ver TODOS os CEGEPS, eu diria que aprendi muita coisa. Você aprende como funcionam os cursos no Quebec, mas também aprende sobre as cidades onde ficam estes CEGEPS. Todo mundo fala sobre Montreal, Quebec, Gatineau, alguns ainda falam sobre Trois Rivières e Sherbrooke. Mas quantas vezes já ouviram alguém falar sobre a região do Bas St Laurent e da região de Gaspesie? Eu tenho que confessar que eu não tinha o menor conhecimento, mas visitando o site dos CEGEPS alguns detalhes me chamaram a atenção para esta região, os benefícios oferecidos, e eles são vários.

No Quebec os CEGEPS, ao contrario das Universidades, são totalmente gratuitos! Sim, você não paga para estudar, e os CEGEPS destas regiões além de gratuitos oferecem uma serie de benefícios com o intuito de atrair estudantes e pessoas para estas regiões, já que são cidades realmente pequenas. Entre os benefícios, você tem desde receber um notebook gratuitamente para realizar seu curso, a ate receber moradia também de graça enquanto estuda! Vocês tem noção disso? Não paga para estudar, e ainda recebe notebook de graça, e ainda moradia gratuita! E claro sem esquecer, que você tem direito ao pret e bourse, ou seja, ainda recebe uma bolsa para se manter enquanto estuda. Está achando que estou exagerando? da uma olhada no CEGEP de Matane, http://www.cegep-matane.qc.ca/ .

Eu sei que o Canada não é o paraíso na terra, que tem seus problemas como qualquer lugar deste planeta, mas eu fico abismado com o investimento e o valor que eles dão o para educação, é nestas horas que percebemos como estamos a anos luz de distancia deles.

Bom claro que depois de todos estes benefícios, eu não ficava satisfeito em apenas ver o site do CEGEP, eu tinha também que pesquisar quartos, apartamentos e obvio, passear via Google Street View pela região, e por isso que disse que aprendi muito nestas semanas de pesquisa, valeu a pena. Vou tentar aqui dar uma resumida nas informações.

O sistema de educação Quebecois difere bem do Brasileiro, mas não difere muito do Canadense, mudando basicamente somente as nomenclaturas. Os diplomas lá são mais ou menos nesta ordem:

organigramme

- DES (diplôme d’études secondeire), que seria o nosso colegial normal.

- DEP (diplôme d’études professionnelle), que seria o nosso colegial Técnico.

- AEC (attestation d’études collegiales), são cursos técnicos, normalmente com duração de 1 ano, aqui no Brasil são conhecidos como cursos de Formação Contínua, para quem já possui uma formação.

- DEC (Diplome d’etudes collégiales), e aqui que difere do Brasil, aqui apos o colegial vamos direto para a Faculdade, lá não. Apos o colegial tem que obrigatoriamente fazer um College antes da Universidade. Os DECs são divididos em 2 categorias:

- DEC Prèuniversitaire, tem duração de 2 anos e prepara o aluno para a universidade, escolhendo já uma área geral de atuação.

- DEC Technique, são cursos de 3 anos, e preparam o aluno diretamente para o mercado de trabalho. Seria algo como o nosso Tecnólogo, faculdade técnica de 3 anos. Hoje alguns CEGEPS já estão adotando um sistema chamado DEC+BAC, onde o aluno faz os 3 anos do DEC técnico, mas depois pode cursar uma Universidade normalmente, eliminando algumas matérias, dependendo do acordo entre o CEGEP  e a Universidade, o aluno pode eliminar ate 1 ano do curso universitário.

Apos obter o seu DEC, o aluno esta apto a começar os estudos universitários, que são divididos em 3 categorias:

- 1er Cycle, BAC (Baccalauréat), que seria o equivalente ao nosso Bacharel, normalmente são cursos de 3 anos, mas alguns podem ter duração de 4 ou 5 anos. Aqui que normalmente da confusão na equivalência dos anos de estudos no Brasil e no Quebec, nossa faculdade normal tem duração de 4 anos, mas lá são 5 anos, 2 anos de DEC + 3 anos de BAC.

- 2er Cycle. Maîtrise, seria o nosso mestrado.

- 3er Cycle, Doctorat, seria o nosso Doutorado.

Sys_scolaire systeme_scolaire

No Quebec chega a ser comum o estudante realizar somente o DEC e não seguir num BAC, pois lá a demanda de mão de obra por profissionais técnicos é enorme, e não existe uma diferença salarial muito grande, muitas vezes o “técnico” ganha mais do que o “gerente”.

Lembrando que, todos os cursos, sejam eles AEC, DEC ou BAC, se forem realizado em tempo integral dão direito ao Prêt et Bourse, que é a ajuda de custo que o Governo fornece para você se manter enquanto você estuda. Todas as informações sobre o pret et bourse podem ser adquiridas aqui, http://www.afe.gouv.qc.ca/ ,  neste site você pode fazer a simulação e ver quanto recebera enquanto estuda, lembrando também que “prêt” é o valor do empréstimo, que você terá que começar a devolver ao governo em suaves prestações apos se formar e começar a trabalhar, e “Bourse” é a bolsa, valor que não precisa devolver ao governo.

A principio, eu fui direto ver as Universidades, não tem como não se encantar com as estruturas que elas oferecem, bem coisa de filme, o problema é, não achava nenhum curso que me chamasse atenção, sinceramente, eu achei os cursos ate bem conservadores, sabe quando são bem “padrão”? E só de pensar em voltar a ficar 3 anos, estudando em outro idioma, e coisas maçantes, isso não me empolgava nem um pouco.

Em contrapartida com os CEGEPS foi totalmente diferente, eles não tem nem 1/3 da estrutura e tamanho das Universidades, em compensação a gama de cursos é maior, e existem vários cursos que eu gostaria de fazer. Pelo menos aparentemente, os cursos dos CEGEPS são mais flexíveis e hands on, mais práticos e menos teóricos. Alguns CEGEPS oferecem o ATE (alternance études-travail) ou em inglês CO-OP, que é basicamente alternar trabalho e estudo, faz o curso, e nas férias trabalha, o que é fantástico. Alguns CEGEPS ainda oferecem uma modalidade de DEC chamada DEC Intensif, onde pessoas que já possuem um diploma (como nos) podem fazer um outro curso, mas ao invés de 3 anos, faz em 1 ano e meio, pois faz só as matérias praticas e elimina uma serie de outras matérias.

Enfim, as opções são muitas, as possibilidades diversas, e este é um assunto pra mais de metro. São diversos fatores a serem analisados, eu estou montando uma planilha Excel consolidando todas as infos que considero relevantes, e assim que chegar no Quebec quero visitar os locais, conversar com as pessoas, e ai então decidir se e onde estudar e por consequência, onde morar.

 

[]s

5 comentários:

Anônimo disse...

cara muito bom este post hein... muito obrigado por contribuir.

Jorge e Loriane disse...

Aeeeee Leandro... muito bom esse seu post....

Vou colocar seu blog na minha lista de blogs dentro do meu blog (eita confusão.... kkkkkk) Se vc tiver algum problema com isso me avise que eu retiro.

Abraço!!

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com/

Um dia... Aline... no Québec disse...

Oi Leandro!

Li esse post há dias e só agora me vi que não tinha deixado nem um "oi" aqui, sorry!
As suas dicas são ótimas, principalmente para pessoas que como eu, ainda estão meio perdidas sobre o próprio futuro no Canadá.
Obrigada por compartilhar os seus "achados". Sucesso!

Beijão,

Aline.

Cecilia disse...

ola! :)
no geral, nennhum problema com o outremont. so os detalhes ja comentados como o tamanhinho... hehe
e parabens pelo post. muito bom.
inte logo!
beijinhos!

May disse...

Oi,

que sorte a minha ter encontrado seu blog! Estou há alguns meses pesquisando sobre estudos no Quebec e achei o post bem esclarecedor!

Abs,
Mayris